Semelhante atrai semelhante

Somente uma pessoa amorosa, aquela que realmente é amorosa, pode encontrar o parceiro certo.

Essa é minha observação: se você está infeliz você irá encontrar alguém também infeliz. Pessoas infelizes são atraídas pelas pessoas infelizes. E isso é bom, é natural. É bom que as pessoas infelizes não sejam atraídas pelas pessoas felizes; senão elas destruiriam a felicidade delas.

Está perfeitamente bem. Somente pessoas felizes são atraídas pelas pessoas felizes. O semelhante atrai o semelhante. Pessoas inteligentes são atraídas pelas pessoas inteligentes; pessoas estúpidas são atraídas pelas pessoas estúpidas.

Você encontra as pessoas do mesmo plano. Então a primeira coisa a lembrar é: um relacionamento está fadado a ser amargo se ele surgiu da infelicidade.

Primeiro seja feliz, seja alegre, seja festivo e então você encontrará alguma outra alma festiva e haverá um encontro de duas almas dançantes e uma grande dança irá surgir disso.

Não peça por um relacionamento a partir da solidão, não. Assim você estará indo na direção errada. Então o outro será usado como um meio e o outro lhe usará como um meio. E ninguém quer ser usado como um meio! Cada indivíduo único é um fim em si mesmo. É imoral usar alguém como um meio. Primeiro aprenda como ser só. A meditação é um caminho para ficar sozinho.

Se você puder ser feliz quando você está só, você aprendeu o segredo de ser feliz. Agora você pode ser feliz acompanhado. Se você é feliz, então você tem alguma coisa para compartilhar, para dar. E quando você dá, você obtém; não é de outra maneira. Assim surge uma necessidade de amar alguém.

Geralmente a necessidade é de ser amado por alguém. É a necessidade errada. É uma necessidade infantil; você não está amadurecido. É uma atitude infantil.

Uma criança nasce. Naturalmente, a criança não pode amar a mãe; ela não sabe o que é amar e ela não sabe quem é a mãe e quem é o pai. Ela está totalmente desamparada. Seu ser ainda está para ser integrado; ela ainda não está reunida. Ela é somente uma possibilidade.

A mãe precisa amar, o pai precisa amar, a família precisa banhar a criança de amor. Agora ela aprende uma coisa: que todos têm que amá-la. Ela nunca aprende que ela precisa amar. Agora a criança irá crescer e se ela permanecer presa nessa atitude de que todo mundo tem que amá-la, ela irá sofrer por toda sua vida. Seu corpo cresceu, mas sua mente permaneceu imatura.

Uma pessoa amadurecida é aquela que chega a conhecer a necessidade do outro: que agora tenho que amar alguém. A necessidade de ser amado é infantil, imatura. A necessidade de amar é maturidade.

E quando você está preparado para amar alguém, um belo relacionamento irá surgir; de outra maneira não.


Osho, em "Ecstasy: The Forgotten Language"
Fonte: Osho.com
Imagem por Rdoke

12 comentários

  1. Adorei te-lo como meu seguidor, obrigada de coração, concordo com suas palavras deste texto e também postei como texto seu em meu blog, (raramente copiei texto assim), mais este enfim, muito parecido com aquilo que penso!

    Muito obrigada de verdade!
    Fiquei imensamente feliz com sua visita e volte sempre!
    Bjs

    Ana Roberta do Blog Segredos da Rosa Azul
    http://anaroberta-segredos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Realmente isso faz todo o sentido! A gente bate muito a cabeça pra entender, mas se um dia entende, acho que é uma vitória. Semelhante atrai semelhante e pronto! Por isso é bom prestar atenção ao tipo de pessoa que está à sua volta, pois elas falam um pouco sobre você também.
    Peço licença pra levar um trechinho pro meu blog. Adorei o post!
    Luz e paz!
    www.belezaaprendiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Faz muito tempo que não deixo um beijo para você Murilo!
    Tenho compartilhado algumas mensagens daqui no FB...por exemplo: esta!!!!
    Adorei...
    Beijo agradecido.
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho certeza de tudo que li..Enfim, somos um espelho.. Estou copiando para meu blog..
    Abençoado seja seu dia..

    ResponderExcluir
  5. A famosa lei da atração. Você só consegue aquilo que dá em troca.
    Bem didático. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Estar pronta, sentir-se inteira é a plenitude do ser.
    Uma boa tarde.

    ResponderExcluir
  7. Estava a chegar nesta conclusão.. faz um tempo!

    Hoje confirmada, me sinto leve por ter feito tudo pra não aceitar a dependência de amar...

    Vou seguindo só... Aprendendo a me AMAR!

    ResponderExcluir
  8. " Se você é feliz, então você tem alguma coisa para compartilhar, para dar. E quando você dá, você obtém; não é de outra maneira. "

    É perfeito!
    Abraço!
    ^^

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela visita e por se tornar mais uma flor do meu jardim!
    Esse texto é belissimo e muito verdadeiro. Acredito que só aprendendo a conviver e a amar a nós mesmos é que estaremos prontos a compartilhar esse sentimento com outra pessoa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Belo texto,deve ser lido por mais pessoas,estou copiando para meu blog http://caminhosparafelicidade.wordpress.com

    Abraços
    Andrea Taiyoo

    ResponderExcluir
  11. Simplesmente maravilhoso...esclarecedor e de alguém tão sábio...por instinto por vezes somos assim, outras há que não as conhecemos...Obrigada pela partilha adorei ter por aqui passado.
    Bjs
    Cid...

    ResponderExcluir