Agnóstico

Essa é uma bela palavra. "Gnóstico" significa alguém que conhece, pois gnosis significa "conhecimento". "Agnóstico" significa alguém que não conhece. Agnóstico é aquele que sabe uma única coisa: que ele nada sabe.

Ser um agnóstico — esse é o princípio de uma verdadeira religião.

Não tenha crenças, mas não perca a crença. Não seja um hindu, não seja um jainista, não seja um cristão. Do contrário, você irá continuar tateando na escuridão para sempre.

A menos que deixe de lado todas as ideologias, todas as filosofias, todas as religiões, todos os sistemas de pensamento e penetre no vazio, sem nada em suas mãos, sem ideias prévias...

Como você pode ter uma ideia de Deus? Você não o conheceu. Apenas vá em frente, com um grande desejo de conhecer, mas sem ideias preconcebidas do conhecimento.

Vá com um desejo intenso de conhecer, com um sentimento de profundo amor para conhecer o que está lá, mas não leve junto ideias que lhe foram passadas por outras pessoas.

Deixe-as de fora. Essa é a maior barreira para os que buscam trilhar o caminho da verdade.

Osho, em "The Fish in the Sea Is Not Thirsty"
Imagem por Chiara Marra

22 comentários

  1. Que belo!

    Ser agnóstico parece-me agora mais correto que ser ateu.

    ResponderExcluir
  2. Para buscarmos a verdade, temos que está livre de qualquer preconceito e estarmos com mente aberta!

    ResponderExcluir
  3. Muito importante esse esclarecimento pois muita gente ainda confunde ateus e agnósticos.
    Parabéns!
    Adorei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Será por acaso? hoje tive a curiosidade de estudar a historia de J. Krishnamurte e achei impressionante o que ele fez e tem tudo a ver com essa mensagem, pois, foi isso que ele veio nos passar.Essa tem que ser um viagem individual.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. O que me levou do agnosticismo ao ateísmo foram as consequências do fanatismo religioso, e até mesmo da religião moderada, que leva ao fanatismo.
    Eu seria agnóstico, pois se um ser onipotente quisesse se manter longe de qualquer tipo de verificação(conclusiva) empírica ou epistemológica, ele conseguiria. Mas acho muito pouco provável a existência do mesmo.
    O problema é que dizer que talvez Deus exista não ajuda a combater os males da religião, me entende?

    ResponderExcluir
  6. É muito boa essa sensação de não saber. Dá uma leveza, uma sútil alegria...

    É totalmente apreciável este blog!

    Sinta-se abraçado pela minha gratidão...

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Tarcio DAbreu autor do livro, unica saida para a especie humana.
    costumo dizer que quem acredita neste deus bíblico é o verdadeiro ateu, afinal, ele não pode ser tão pequeno...
    uma visão de Deus quando o universo era oriente medio.

    ResponderExcluir
  8. pra mim essa coisa é pra gente revoltada,que tenta de todas as formas provar que o Senhor nao existe. Fé é isso,é acreditar sem conhecer.
    alguém já viu o amor? nao,mas mesmo assim se acredita nele,amar é u ato de fé.
    da mesma forma é acreditar em Deus. é crer somente.
    Deus é maravilhoso,é lindo,e Ele vai voltar e todos que tem suas duvidas se ele existe ou nao vao ver!
    espero q ele entrem em seus coracoes.

    Shalon!

    ResponderExcluir
  9. DEUS NÃO EXISTE. ELE É. Está presente em todos os lugares, inclusive em seu coração se O deixar entrar. Alguem pode do nada criar um ser vivente?
    somente um DEUS AMANTÍSSIMO tem tal Poder. Deixa uma criança a merce do tempo e veja o que acontecerá. O primeiro homem que foi que o criou?...?...? Respondem-me, se for possível.
    benjamimcastro@ig.com.br

    ResponderExcluir
  10. Vamos respeitar cada pensamento, cada opinião.

    Com todo o respeito e carinho deixo meu abraço a todos.

    roberto ( zeradoeletronicaautomotiva@gmail.com )

    ResponderExcluir
  11. quem acredita que Deus existe está longe dele. Só realmente conhece Deus/Alá/O Todo/Brahma aquele que reconhece em si e em tudo à volta a divindade e o sagrado, não é uma fé cega.

    ResponderExcluir
  12. O QUE SABEMOS É UMA GOTA , O QUE IGNORAMOS É UM OCEANO

    ResponderExcluir
  13. Bem há que respeitar todos comentários. Eu acredito em Deus, acho que esta religião é um atentado á própria bíblia, pois não me vão dizer que a bíblia é fácil, pois se todos vós estiverdes com atenção, irão notar que todas as profecias se estão a cumprir. Isto é obra do inimigo, que nos tempos finais criará muita diversão, muita falsidade. Agora se esta ideologia existe é porque há seguidores, por pena minha e de Deus. Simplesmente vim aqui pedir, quem não acredita em Deus, vá uma última vez ler a bíblia, livros como Genésis, Salmos, Daniel, Mateus, Romanos e Apocalipse e que reflictam.
    Que o Senhor possa entrar no vosso coração e vos ajude
    Nuno Costa

    ResponderExcluir
  14. Sou católica através da minha família e acredito em Deus sem a tradição deles. O Deus está dentro de cada um, você pode ter uma religião que crê no Deus mas não ter ele dentro de você, assim como muita gente não acredita mas tem uma paz de espírito enorme, isso é estar bem consigo mesmo.Não acho certo aquelas pessoas que ficam dizendo que Jesus vai voltar e não sei o que, sem que não vivem ao menos o que Ele deixou da primeira vez. Essa "volta" é de dentro para fora. Não adianta querer mais sem que se encontre em si e viva essa paz interior. Todo mundo quer um milagre e pede a Deus diariamente isso, contudo não percebe que todo dia tem uma nova chance de fazer esse "milagre" acontecer pra si e assim transformar os outros.
    Devemos abrir a mente para todas as possibilidade e respeitar todas as crenças. Do mesmo jeito que é impossível provar a verdadeira existência de Deus, também é impossível não provar. Mas religião limita muito esse deus que eles mesmos criam. E não adianta ficar falando em Bíblia, sendo que os cristãos pensam que a deles está correta e não respeitam a crenças dos outros. Então o Tanakh, e as outras bíblias das outras religiões estão erradas?

    ResponderExcluir
  15. Contestar o incontestável é um ato de bravura e ousadia, ou uma loucura!!!

    ResponderExcluir
  16. Adoraria acreditar! Seria muito mais fácil. Fui educado para sempre acreditar. Difícil é a duvida quando se está sozinho de madrugada. O problema é que todas as culturas deístas sejam elas quais forem, nunca foram ajudadas por eles para se manterem eternas. Não acreditar em deus talvez seja na nossa sociedade uma ofensa maior do que o homossexualismo. O difícil é ouvir alguem defender com unhas e dentes as causas de tantos ladrões vestidos de terno e gravata. Cuidado com estes trajes, geralmente trazem como recheio politicos ladrões, pastores exploradores, advogados estelinatários e etc...

    ResponderExcluir
  17. Bom, eu acho que é muito fácil falar que deus existe quando não está passando fome... Se sua família vivesse em condições desumanas talvez você entenderia como deus só ajuda quem tem dinheiro. É triste, mas é real.

    ResponderExcluir
  18. São raras as pessoas pobres que tem auxílio. A mídia ofusca a realidade, e é por muitas pessoas acreditarem cegamente em um deus, que o mundo está assim hoje. Porque já que tal ser é infeliz, foi porque deus quis assim. Isso acaba se tornando um conforto e as pessoas param de ajudar o próximo, porque não é o seu dever e sim de deus...

    ResponderExcluir
  19. "O princípio da sabedoria é a dúvida". Penso que não precisamos nos ater a princípios falidos, ultrapassados. Não há sentido em seguir um caminho só por tradição. Sejamos um pouco mais corajos e saiamos do comodismo. Sejamos donos de nossos atos e assumamos as consequências de tais. Religião = alienação.

    ResponderExcluir
  20. só sei que nada sei. eis toda a verdade. O resto é apenas vaidade .Utopias e suposiçoes idealizadas, as quais por falta de provas e afirmaçao atraem e campeiam adeptos a qualquer custo, para que a ideia em massa ganhe força e sobreviva. Uns agem por ignorancia, outros por esperteza,afinal a religiao é o maior comercio do mundo.Sou agnostica, e dinheiro meu...esses ladroes nao pegam nem um centavo.

    ResponderExcluir
  21. Pena de ti eu tenho querida...

    ResponderExcluir