Sinta a paz em seu coração

Esse é um método muito simples, mas funciona milagrosamente – experimente-o. E qualquer um pode experimentá-lo, não há nenhum perigo.

A primeira coisa é estar numa posição relaxada. Não lute com a postura. Você pode sentar numa cadeira confortável e relaxar. A única coisa é que seu corpo precisa ficar num estado relaxado.

Apenas feche seus olhos e sinta o corpo todo. Comece das pernas – sinta se há alguma tensão ou não. Se você sentir que há alguma tensão, faça uma coisa: torne-a mais tensa.

Se você notar que há mais tensão na perna direita, então torne essa tensão tão intensa quanto possível. Leve-a para um pico – então relaxe repentinamente para que você possa sentir como o relaxamento acontece lá.

Então prossiga por todo o corpo procurando por alguma tensão. Onde quer que você sinta tensão torne-a maior, porque é mais fácil relaxar quando ela é intensa.

Apenas num estado intermediário é muito difícil porque você não pode senti-lo. É fácil se mover de um extremo para outro, muito fácil, porque o próprio extremo cria a situação para mover-se para o outro.

Dessa forma se você sentir alguma tensão na face então tencione todos os músculos da face tanto quanto possível, crie mais tensão e traga-a para um pico. Traga-a para um ponto onde você sinta que mais não é possível – então relaxe repentinamente.

Dessa maneira certifique-se de que todas as partes do corpo, que todos os membros estejam relaxados.

Feche seus olhos e apenas sinta a área entre as duas axilas: a área do coração, seu peito. Primeiro sinta-o somente entre as duas axilas com sua total atenção, total consciência. Esqueça o corpo todo, lembre-se somente da área do coração entre as duas axilas, o peito, e sinta-o repleto de uma grande paz.

No momento que o corpo estiver relaxado, paz acontece automaticamente em seu coração. O coração se torna silencioso, relaxado, harmonioso. E quando você esquece do corpo inteiro e traz sua atenção só para o peito e conscientemente percebe que ele está repleto de paz, muita paz irá acontecer imediatamente.

Quando você for capaz de sentir a paz entre suas axilas lhe preenchendo, permeando seu centro do coração, o mundo irá parecer ilusório. Esse é um sinal que você entrou em meditação – quando o mundo aparenta ser ilusório.

Continue fazendo isso. E é tão fácil que você pode prosseguir fazendo-o a qualquer hora. Apenas deitado em sua cama à noite você pode fazê-lo; cedo de manhã quando você notar que agora está desperto você pode fazer isso. Primeiro faça e depois se levante. Mesmo por dez minutos será suficiente.

Dez minutos à noite antes de dormir, faça-o. Torne o mundo irreal, e seu sono será tão profundo que você pode nunca ter dormido dessa maneira antes.

Se o mundo tornou-se irreal antes de você adormecer, os sonhos irão diminuir. Por que se o mundo tornou-se um sonho, então os sonhos não podem continuar. E se o mundo for irreal, você fica totalmente relaxado porque a realidade do mundo não irá impingir-se sobre você, martelar em você.

Sugeri esta técnica para pessoas que sofrem de insônia. Ela ajuda muito.

Osho, em "The Book of Secrets"
Imagem por Nganguyen

12 comentários

  1. Olá, agradeço você(s) me seguir(em). Adorei o site. Estará no meu google reader. :) Obrigada por me seguir. Muito honrada.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, excelente técnica...relaxar leva a um aquietar de alma...que leva à sentir PAZ...
    Tenha uma semana repleta de serenidade!!!
    Um abraço
    Valéria

    ResponderExcluir
  3. É belo como poucos momentos podem ser.

    ResponderExcluir
  4. Nada como chegar em casa, exausta depois de um dia de trabalho..

    Arrumar a casa, ficar mais exausta ainda..
    E depois tomar um banho..

    Relaxar..

    E dormir.. intensamente!

    ResponderExcluir
  5. Ah...meu caro. Quando venho aqui, saio muito mais leve. Obrigado pelas palavras maravilhosas do Osho.

    Muita luz.

    ResponderExcluir
  6. neste momento quando venho aquí fico fortalecida.São 9 da manhã e acordei com meu coração apertado, sempre acho alguma coisa que me conforta testos do Osho.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o site e gosto muito de ler os livros do Osho. Obrigada por transcrever as palavras e técnicas dele de forma tão simples e amigavel de se ler.

    ResponderExcluir
  8. Como foi bom ler isso..sofro de insônia..preciso aprender a aquietar a mente..

    obrigada

    ResponderExcluir
  9. Paz...é o bem da alma!

    ResponderExcluir
  10. Preciso dizer que quase todos os dias visito este blog e sou muito grata a você, Murilo, pelo empenho, pelo bom gosto, e por tudo de melhor que nos dá, compartilhando conosco as palavras de Osho.
    Namastê!
    Satya Sharani

    ResponderExcluir
  11. Eu é que agradeço, Satya, pelas suas visitas e tão gentis palavras.

    Grande abraço.

    Murilo - editor do blog Palavras de Osho

    ResponderExcluir
  12. Osho vc é lindo
    Foram anos de palavras de cuidado, que mesmo não ouvidas,
    foram dirigidas a todos os seres humanos!

    ResponderExcluir