Amor é Deus

Jesus diz: Deus é amor. Mas eu digo a vocês: o amor é Deus. 'Amor' é uma palavra muito mais importante do que a palavra 'Deus'. 'Amor' tem um significado existencial.

A palavra 'Deus' é completamente vazia, ela nada significa, ela não se relaciona a coisa alguma dentro de você. Ela é uma pura palavra, pura no sentido de que ela não tem qualquer realidade correspondente dentro de sua experiência.

Embora ambas as palavras indiquem a mesma verdade, 'amor' é a palavra dos poetas enquanto 'Deus' é a palavra dos teólogos. Mas, obviamente o insight poético é mais intenso, mais profundo e a sensibilidade do poeta é também muito mais refinada, muito mais sutil que a dos teólogos.

A visão do poeta é também mais estética, mais bela, mais primorosa; ela tem mais graça, mais sentido, mais significância. Além disso, a escolha dos teólogos tem sido contaminada ao longo das eras por tantas pessoas: hindus, cristãos, muçulmanos; por tantas igrejas; por tantas religiões, as quais fingiam ser religiosas, mas não eram.

Amor ainda permanece sem contaminação; ele ainda é virgem.

Assim, deixe-me repetir: em vez de dizer Deus é amor, diga amor é Deus, e você estará mais próximo da verdade. E não apenas mais próximo, você imediatamente estará ligado à verdade, porque o amor é uma experiência sua.

Ele pode não ser tão profundo ao ponto de ser tornar Deus, mas ainda assim, ouro é ouro, mesmo que não seja refinado. O diamante é diamante mesmo que não tenha sido lapidado e polido. O diamante pode estar perdido no meio da lama, mas, a qualquer momento, ele pode ser limpo, a lama não consegue entrar dentro do seu ser.

O amor é o seu ser. E no momento em que usamos a palavra 'Deus', grandes controvérsias se levantam. Use a palavra 'amor', e ficam descartados: teísmo, ateísmo e todo tipo de argumentos desnecessários.

O amor também representa o centro mais interno da própria existência. A existência não é indiferente a você, ela não é distanciada. Ela está envolvida com você, ela cuida de você. Ela pode não cuidar do jeito como você queria ser cuidado, mas ainda assim, ela cuida da maneira que lhe é própria. E a sua expectativa pode não ser verdadeiramente a sua necessidade; pode ser exatamente o oposto.

A existência de fato preenche as suas necessidades, não o que você gosta e desgosta, não o que você quer; mas as suas necessidades reais, verdadeiras e autênticas são sempre cuidadas. A existência não pode ser indiferente a você: você é parte dela. Ser indiferente a você significaria ser indiferente a ela mesma, o que é impossível. A existência já teria desaparecido há muito tempo, se fosse assim.

Nós somos as suas ondas. Nós somos as flores dessa árvore de vida e existência. O seu desejo de ser amado e o seu desejo de amar é o seu desejo mais supremo. Ele mostra algo da sua natureza básica fundamental, ele representa o seu centro mais interno, ele representa isso.

Uma vez que você entenda o amor como Deus, toda a sua visão da vida irá mudar. Então você não irá venerar num templo ou numa igreja ou numa mesquita: então o amor será a sua veneração. E então você não terá medo da existência, porque ela cuida de você.

O medo desaparecerá. Você não terá medo nem mesmo da morte, porque a morte só pode levar aquilo que não é mais necessário, mas ela não pode destruir você.

Osho, em "Unio Mystica"
Imagem por Jessica.Tam

10 comentários

  1. Isso mesmo. O Amor é o próprio Deus!!!!
    Nós somos imagem e semelhança de Deus, por isso devemos ser sempre Amor!!! Amor e vida!!!

    Abraço forte

    ResponderExcluir
  2. Hugo o site está muito lindo.
    Me ajude mudar o estilo do meu?

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Osho era uma figura mesmo, porque em uma das entrevistas, perguntaram a ele, "Existe algo que pode chamar Deus?" Ele respondeu Não. Aí logo em seguida a reporter perguntou "o que você quer dizer com ir para o seu interior?" ele respondeu: "primeiro vamos acabar com Deus, pelo sim pelo não, ele está sempre interferindo.
    Deus é uma projeção do EGO. Da mesma maneira que o ego é falso e um substituto do nosso ser, Deus é o ego do mundo inteiro, um substituto do ser. Porque nossos egos não poderiam existir sem apoio, necessitam de um apoio universal e Deus dá um apoio imenso.
    Quando eu digo para ir para dentro, ali você vai encontrar a Divindade absoluta, ou vai encontrar uma consciência pura, silenciosa, consistente e vai se dar conta imadiatamente, que a mesma consciência está em tudo.
    Eu chamo isso de Divindade e não de Deus"
    E todas as entrevistas com Osho fica muito claro que ele não acredita na expressão Deus, bem por isso ele conseguiu transcender, o que dificilmente as pessoas conseguem, porque estão amarradas ao Deus, aos conceitos, as religiões, ao fanatismo, aos conceitos mundanos, acho que bem por isso Osho dizia: não sou profeta, não sou messias, não sou cristo, não tenho filosofia, religião eu sou eu mesmo, não penso para falar, existe uma reflexão bem bonita dele que diz:
    "Não tenho biografia, e tudo que cremos ser uma biografia, carece de importância.
    Não tem importância em que data nasci, em que país nasci.
    O importante é o que eu sou nesse momento e neste lugar!. Osho."

    ResponderExcluir
  4. Moniqueeeeee26/05/10 18:18

    Ahhh gulosa, esqueci de dizer uma coisa interessante sobre o que Osho disse: "não me importo com a ordem das minhas palavras e nem se elas fazem sentido ou não, prefiro que vocês prestem atenção nas pausas, "uma meditação", minha fala é aquilo que vem na hora, mas o silêncio entre as palavras é que vale a pena compreender".

    ResponderExcluir
  5. CI Informa: estou à disposição para ajudar no que puder com seu blog.
    Monique: muito obrigado pelas informações e pela visita ao blog.

    abs
    Murilo - editor do Palavras de Osho

    ResponderExcluir
  6. Osho belas palavras, graças a seguir textos de reflexão e abstração.Cumprimentos ...

    ResponderExcluir
  7. Somos nós quem fazemos Deus...e assim
    Deus é a alma do mundo.

    Uma quinta-feira iluminada pra vc!

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  8. “A falta de amor próprio e amor ao próximo é ateísmo.”
    (Andrea taiyoo)

    “O caminho mais valioso para ser feliz é amar a si próprio e amar ao próximo,mas,isso só é possível quando acreditamos em Deus.”

    Texto maravilhoso, precisamos sentir e acreditar em Deus, senão não seremos capazes de encontrar o tão misterioso AMOR.

    Será por isso que o AMOR é um mistério?

    Adoro suas mensagens,peço permissão para passar esse texto para o meu blog http://caminhosparafelicidade.wordpress.com


    Beijos
    Andrea Taiyoo
    Um aprendiz

    ResponderExcluir
  9. Deus é amor, amor é Deus... a ordem do fator não altera o resultado. Mas como duas palavras com o mesmo significado podem ter importâncias diferentes? A confusão está na cabeça de cada um, e não nas palavras! Se fosse meu aluno daria um 7 nesta redação, a idéia é boa! ^^

    ResponderExcluir
  10. Realmente...

    As pessoas que sem fé em Deus são iguais à folha seca dispersa e espalhada pelo vento.

    ResponderExcluir