Sensualidade


Pergunta:"O que é sensualidade?"

Sensualidade significa que você está aberto, pronto para pulsar com a existência. Se um pássaro começa a cantar, a pessoa sensual sente, no mesmo instante, a canção ecoar no âmago do seu ser. A pessoa que não é sensual não ouve nada, ou talvez escute só um barulho. A canção não penetra em seu coração.

Um cuco começa a cantar — uma pessoa sensual não sente como se o pássaro estivesse cantando de um mangueiral, mas sim dos recônditos de sua própria alma. O canto do cuco transforma-se no canto da própria pessoa, passa a ser seu próprio anseio divino. Nesse momento, o observador e o observado são um só. Ao ver uma flor desabrochando, uma pessoa sensual desabrocha com ela.

Uma pessoa sensual é líquida, fluente, fluida. A cada experiência, ela torna-se essa experiência. Ao contemplar o pôr-do-sol, se torna o pôr-do-sol. Ao contemplar uma noite sem lua, de uma escuridão silenciosa e bela, ela se torna a escuridão.

Pela manhã, se torna a luz. Ao ouvir uma música, ela é a música; ao ouvir o barulho da água, ela se torna esse barulho. E, quando o vento passa pelo bambuzal, estalando os bambus... ela não está longe deles. Está entre eles, em cada um deles — ela é o bambu.

Ela é tudo o que a vida é. Saboreia a vida em todos os seus meandros. Isso a torna uma pessoa rica: essa é a verdadeira riqueza.

Ser sensual é estar aberto aos mistérios da vida. Seja cada vez mais sensual e deixe de lado todas as condenações. Deixe que o seu corpo se torne uma porta.

Osho, em "Corpo e Mente em Equilíbrio"
Imagem por toddalert

8 comentários

  1. O BAMBU***Com tdos os SOPROS da brisa do mar,cantarolar dos pássaros,por do sol,orvalhos sobre as folhas e flores,a chuva que purifica a alma...lavando e limpando.a lua e seus mistérios,o perfume do néctar das flores,a alquimia dos temperos caseiros,o silêncio para meditar e refletir,as pédras no caminho com seus obstáculos a nos desafiar a passagem nas pontes,escalar as montanhas da FÈ e aprendizagem,a Essência do PURO AMOR,As Estrelas a brilhar no CÈU!!Namastê.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho seguido as palavras de osho e obviamente eu sei que os textos dele são traduzidos por pessoas de boa fé. No entanto, dessa vez eu não posso deixar de observar algo que acredito ser um erro de tradução. Em lugar de sensual não seria mais apropriada a palavra sensível ou sensitivo.

    ResponderExcluir
  3. Não encontrei o texto original na internet, mas ele é do livro "Body Mind Balancing". Há só um resumo dele aqui, em que o título do capítulo está registrado como "Sensuousness".

    ResponderExcluir
  4. Em muitos casos a tradução é meio complicada mesmo. O que é certo é que em inglês, "Sensuousness" não é o mesmo que "Sensuality" que possui conotação sexual. Dado o contexto, acredito que uma possível melhor tradução poderia ser "Sensitividade".
    Obrigado pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
  5. também achei o mesmo que o anónimo disse: que em lugar de sensual talvez mais adequado fosse ter "sensitivo".

    ResponderExcluir
  6. Agradeço muito pela carinhosa atenção de vocês a essa questão sobre a necessidade de traduções melhores.

    Eu também muitas vezes discordo de algumas traduções, mas adotei para o blog a política de não alterar os textos dos livros publicados em português, copiando-os de maneira idêntica à publicação impressa.

    Espero que vocês compreendam.

    abs
    Murilo - editor do blog.

    ResponderExcluir
  7. Creio que o título está de acordo com o texto, a sensualidade seria a fragância de quem possui sensitividade, pessoas sensíveis/felizes se tornam naturalmente sensuais sem necessariamente serem eróticas, bem é o que percebo de acordo com minha observação!

    abçs a todos

    ResponderExcluir
  8. O amor é a Lei Maior. Todas as leis dependem e estão implícitas nesta Lei.Só por amor vale a vida. Ame sua esposa, seu marido, seus filhos, a humanidade toda, ame a natureza, e essencialmente AME A VIDA!!!. A essência está no AMOR. Quando o ser humano aprender a amar, deixará de sofrer, e tudo será um ÊXTASE. É muito bom poder compartilhar.
    Um grande abraço a todos.
    Clóvis.

    ResponderExcluir