Pensamento positivo

A filosofia do pensamento positivo significa ser desonesto.

Significa ver uma determinada coisa e, ainda assim, negar o que você viu. Significa enganar a si mesmo e aos outros.

O pensamento positivo foi a única filosofia idiota que a América acrescentou ao pensamento humano - nada além disso.

Dale Carnegie, Napoleon Hill e o pastor Norman Vincent Peale, todas essas pessoas têm enchido as mentes com essa idéia absolutamente absurda de uma filosofia positiva.

Ela seduz principalmente as mentes medíocres.

Osho, em "Osho de A a Z - Um Dicionário Espiritual do Aqui e Agora"
Imagem por assbach

39 comentários

  1. Suena duro, pero creo que tiene razón porque una cosa es tener una actitud positiva y otra es el autoengaño. Gracias por tu página. Un saludo

    ResponderExcluir
  2. Murilo, entendi o ponto de vista de Osho; é semelhante ao filósofo Semola. Ele dizia q deveríamos não esperar q tudo saisse direitinho como imaginamos. Deveríamos pensar o contrário, isto é, a possibilidade de tudo dar errado. Assim as frustrações seriam menores... Espantei-me com isso. Mas refletindo faz sentido. Eu prefiro o caminho do meio, do equilíbrio; desejar e lutar p q tudo dê certo, mas sem esquecer q pode dar tudo errado, pois viver é um risco, como amar tbm é.

    ResponderExcluir
  3. É, a abordagem de Osho é aceitar o real assim como ele é. Não mascará-lo. É o caminho do meio: nem pensamento positivo, nem negativo. Aliás, para ele qualquer tipo de pensamento já é uma fuga da realidade. As meditações de Osho foram elaboradas para auxiliar-nos a chegar ao não-pensamento.

    ResponderExcluir
  4. É vero... a princípio assusta falar dessa maneira, mas acho que há uma grande diferença entre dar o seu melhor, incentivando a alegria no viver, e mentir até para si mesmo, usando apenas máscaras.

    Bem lembrado!

    ResponderExcluir
  5. Realmente não devemos pensar nunca positivo, até mesmo para que tudo dê errado logo, assim evita um sofrimento maior.
    Viva o pensamento negativo!
    Vamos todos morrer numa grande catástrofe ocasionada pela ignorância humana.
    Seja pessimista, tem mais a ganhar!

    ResponderExcluir
  6. "Significa ver uma determinada coisa e, ainda assim, negar o que você viu."

    Mas, Murilo, o que é que a gente vê? Quando é que o ego nos permite uma visão clara da realidade? E indo um pouco mais além... que realidade? =)

    Acho que o problema com o "pensar positivo" é que não nos preparamos para ver nossas expectativas frustradas...

    Abração!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post pois há tempos tenho dito a amigos que estamos vivendo a "ditadura do feliz". Não podemos mais reclamar ou estar insatisfeito, tudo por culpa do pensamento positivo... "Não diga isso, atrai... pense positivo". Isso me irrita muito, pois não tira a angústia de quem está sofrendo e nem resolve o problema. Sejamos práticos: o importante é sentir e deixar fluir o sentimento, tudo o mais é controle e fuga dos problemas. Não acha?

    ResponderExcluir
  8. Raquel: "Deixar fluir" é uma das idéias mais difundidas por Osho!

    ResponderExcluir
  9. Ana Paula: talvez este texto deixe um pouco mais clara esta questão.

    Abração!

    ResponderExcluir
  10. O iluminado reconhece a raiva, a ansiedade, a frustração; se desapega delas e apenas as observa, uma vez que não pertencem a ele... Adorei o texto, obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Cada vez mais os países preferem pessoas manipuláveis,nada como lhes dar o que querem escutar.
    Mas o caminho de encontro à verdade é contrario não é procurar fora mas dentro de nós o real e não é fácil o ser humano aceitar a sua imperfeição

    Namastê

    ResponderExcluir
  12. Ola Murilo,

    Creio que essa coisa de um otimismo cego, nada mais gere que um conflito em nossa mente.
    Vejo cinza, mas devo pensar em azul, embora meu olhos vejam cinza...sempre me pareceu uma ideia confusa.
    Creio que nisso Osho se refira falando assim.
    Mas mesmo assim, eu me considero uma pessoa otimista.
    Não acredito num otimismo barato, mas sim numa luta constante pelo crescimento interior.
    abraços

    ResponderExcluir
  13. Antes de ter um pensamento positivo, mais vale antes levar uma vivência alegre e despreocupada, depois ai o pensamento positivo advém naturalmente, se é que podemos chamar pensamento positivo, porque no meu entender é mais existência plena e "positiva" . Este texto dá muito que falar, Paz.

    ResponderExcluir
  14. Discordo, pessoas com pensamento negativo tendem a se fechar e se proteger. Uso o pensamento positivo pra fazer o que tenho vontade sem ficar preso no que pode acontecer de errado.

    ResponderExcluir
  15. Não estará Osho também a "vender" a sua mensagem ao mostrar que os outros estão errados? Eu discordo totalmente com o fato das pessoas pensarem que pensamento positivo é um fingimento, uma escapatória, uma coisa tão fugaz que só alimenta a mente. Osho de certeza que não conhecia a FISICA QUÂNTICA... (segui psicologia não foi?) Pois se conhecesse saberia a transformação altamente benéfica quando se muda de um pensamento negativo para o pensamento positivo! Alguém aqui sabe alguma coisa de T.O.M. e T.E.V., Leis de Newton, eq de Shrodinger e Max Planck??? O fato, o real, é que eu escolho o que quero ver. Tudo o que eu vejo é apenas uma parte minima daquilo que existe, portanto para quê ver coisas más? A maxima é FEEL GOOD (ponto final). Pela minha própria experiência, reúno um pouco daqui, um pouco dali e sou muito feliz, porque me conheço, e a minha verdade é indestrutível.

    ResponderExcluir
  16. Ele seguiu psicologia não foi?

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Murilo! Obrigado pela visita ao meu blog. Até tomei um susto qdo vi o comentário. Havia retirado aquelas citações do site do OSHO e não conhecia seu blog. Agora vou colocá-lo no meu favoritos pra olhar sempre.
    Abração,
    Gilberto

    ResponderExcluir
  19. Seria algo como uma 'infelicidade feliz'... é, tem nexo, enquanto a gente não encara que a coisa está feia mesmo, reflete sobre o assunto e respeita o sentimento ao invés de passar por feito um trator por cima dele, não tem como alterar o curso das coisas (se é que dá pra alterar o curso de algo).

    A meu ver, esse tal 'pensamento positivo' que a gente tanto insiste, às vezes parece a estória da moça que foi na igreja evangélica orar a Deus para que Brad Pitt se apaixonasse por ela. E o que é pior: ela realmente acreditou que seria possível.

    Não sou pessimista, mas sou realista. Há muitas coisas que sou capaz de conseguir, mas não me iludo com aquilo que está fora do meu alcance. Ok, as palavras tem poder, mas duvido muito que vá cair dinheiro do céu feito maná e muito menos que você caia na cadeira de CEO daquela tão famosa empresa sem ter empregado uma só gota de suor para isso.

    Se pensamento positivo funcionasse pra tudo, não haveria discórdia, derrotas e muito menos infelicidade no mundo. Há coisas que só o pensamento positivo não consegue atingir. Se uma determinada situação está mais do que clara e você - e o resto do mundo - sabe que vai dar com a cara na parede e mesmo assim insiste no erro... há um problema. E muito sério. Há que se saber colocar os dois pés no chão vez ou outra. Enganar a si é o pior dos engodos. Não adianta mesmo querer ver colorido onde só há gris. Isso não existe.

    Desculpa se me prolonguei, mas não pude deixar de me expressar. O tema é vasto, complexo e há um quê de paradoxo em tudo isso, mas como disse antes, é melhor assumir uma derrota que insistir na humilhação. Nessas horas, pensar demais só aflige e angustia do que ajuda, porque enquanto você tenta pensar positivo, o mundo vai caindo sobre a sua cabeça. Aí são dois problemas: o primeiro, que já existia e o segundo - por que cargas d'água não deu certo se eu fui extremamente otimista, mesmo vendo que tudo estava a ruir? Remar contra a maré nunca foi a melhor das opções. O curso flui, querendo a gente ou não.

    Paz e luz!

    ResponderExcluir
  20. Há uma altura em que, depois de ler sobre o pensamento positivo em livros de auto-ajuda, por exemplo, começamos a praticar o que lemos e resulta, mas a certa altura já não resulta tanto ou não resulta mesmo nada, talvez porque chegou a altura em que precisamos nos defrontar com os nossos fantasmas ou medos ou negatividades, como se queira chamar,aceitando-os, rumo à união, união do positivo e negativo.

    Moira

    ResponderExcluir
  21. Essey: Osho foi um professor de filosofia, mas depois deixou a filosofia (considerando-a apenas um jogo de palavras) para divulgar a meditação.

    Gê: muito obrigado pelo longo comentário. E é justamente pelo que você disse ("há um quê de paradoxo em tudo isso") que Osho não acredita que podemos chegar à nossa verdade interior apenas por meio de discussões filosóficas. Ele acredita que esse caminho tem que ser trilhado pela meditação, pelo silêncio, pelo amor.

    ResponderExcluir
  22. Realmente, meu amigo, este é um tema vasto. Essa visão é mesmo americanóide. há que ser prático, realista e buscar o caminho do meio, como disse. Seria ilusório deixar de encarar um problema, tapar o sol com a peneira. Por outro lado, temos que ser otimistas e procurar ver o lado bom das coisas. Um outro mestre diz: O melhor é ter grandes ideais e baixas expectativas. O próprio Osho disse: Aceite tudo como algo bom e uma profunda transformaçao ocorrerá... Vixe, esse assunto dá pano pra manga!!! abraço

    ResponderExcluir
  23. Oi Murilo, é Claudia do conexões de luz... Osho sempre nos coloca pra refletir, e isso é maravilhoso!
    Sobre esta sua visão, ele desconsidera o fato de sermos co-criadores da nossa realidade, vc não acha? Penso q o pensamento em si é um instrumento de criação, que pode ser canalizado conforme aq natureza e expectativas de cada ser... o q acho importante é não nos sentirmos por isto absolutos, e sabermos que outras variáveis fazem parte deste processo criativo (daí a palavra co-criação, né?). Para mim, pensar positivo é importante instrumento de vida, desde q seja devidamente compreendido e aplicado dentro de um contexto q se sabe amplo e extremamente diñâmico que é a construção ininterrupta do nosso viver.
    Abraço de Luz e obrigada por este teu maravilhoso espaço, Claudia

    ResponderExcluir
  24. Murilo,

    Gostei deste artigo e dá que pensar...:))

    Tenho um selo do Blog Dourado para lhe oferecer. Este selo é para premiar os blogues que iluminam a nossa vida. O seu é um deles. Quando quiser e puder passe pelo meu cantinho para levar.

    http://dialogosastrais.blogspot.com/
    Grata

    ResponderExcluir
  25. Cláudia: é aí que está. Para você, o pensamento em si é um instrumento de criação. Para Osho, é algo que nos afasta de nosso centro. Por isso a meditação é necessária, segundo ele. Para atingirmos o estado de mente sem pensamentos.

    Adelaide: muito obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  26. Olá!!
    Obrigado por acompanhar o Dies Irae!! Vai ser um prazer acompanhar o seu tbm.

    Quanto ao "pensamento positivo" tenho apenas uma coisa a dizer: positivo pressupõe ação, algo que é ativo, enquanto negativo o contrário, algo que se opõe à atividade.

    Então, pra mim, ser ativo quer dizer agir com as 3 faculdades divinas do homem, o pensamento (vontade primeira), palavra (vontade exteriorizada) e realização (vontade atuante). Um pensamento positivo não é nada sem uma ação positiva, atuante e "pra frente", agindo como vetor de transformação de algo.

    Ser positivo é transformar, romper e destruir toda obstrução à atividade. O tipo de atividade fica a critéior de cada um.

    Poderia dizer que Hitler foi um dos caras mais "positivos" (transformador, cheio de vontade) que eu conheci, embora agisse contra seus semelhantes...

    Espero ter contribuído.
    Paz Profunda!!

    ResponderExcluir
  27. Contribuiu muito, Ebrael! Volte sempre com suas belas reflexões!

    ResponderExcluir
  28. Olá, Murilo, gostaria de expressar a minha satisfação ao encontrar este espaço onde eu posso buscar mais à respeito de evolução espiritual. Já li vários títulos de Osho e os considerei de grande importância para meu crescimento.Quanto ao pensamento positivo devo confessar que já me confundi, perdendo preciosos momentos pensando/vibrando positivo esperando a solução mágica de alguma questão. Mas felizmente não demorei muito a perceber a importaãncia de saber distinguir PENSAMENTO POSITIVO de POSTURA POSITIVA diante de dterminadas situações. Acredito que de uma maneira segura embora lenta eu aos poucos vou encontrando o caminho do equilíbrio. Muito Obrigado pela oportunidade e pelo espaço.

    ResponderExcluir
  29. Estrela: seu comentário ajudou muitíssimo a mim e creio que a muitos que ainda tinham algumas dúvidas sobre o que foi abordado no texto.

    Muito obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  30. por que será que o ser humano é o único animal complicado na face da terra?

    ResponderExcluir
  31. será esta a nossa natureza?

    ResponderExcluir
  32. A questão é não torne seu pensamento nem negativo, nem positivo: apenas observe!

    ResponderExcluir
  33. eu discordo completamente. Já foi cientificamente provado que pessoas com atitude positiva, tem muito mais chances de ser feliz. Tipo, numa doença, seu corpo reage melhor, pra resolver um problema, seu cérebro encontra mais respostas e mais rapidamente, empresários positivos conquistam mais clientes, pessoas positivas tem mais sorte... e muitos outros exemplos que eu poderia citar aqui. Então, pra mim, dessa vez Osho errou. Não sei o porque ele tentou passar essa mensagem... que pra mim, é falsa. flw!

    ResponderExcluir
  34. By positive I mean that you accept everything because you know that you cannot divide existence.

    Osho

    ResponderExcluir
  35. Pensamento é o que temos o tempo todo, se ficarmos meditando o tempo todo para não ter pensamentos, não daria tempo de trabalhar, ganhar dinheiro e viver nesse mundo aqui que vivemos.

    As pessoas se privam de pensar positivo porque tem medo de ter frustrações, fica mais fácil pensar nas coisas ruins que podem acontecer, assim se acontece algo desagradável, a pessoa não vai sentir nenhuma dor, pois já havia se preparado para isso.

    Por outro lado, ter uma atitude positiva, pode incentivar a ir a em busca do desafio, mesmo que não consiga num primeiro momento.

    Meus amigos, tenham pensamento positivo sim, sempre.
    O tempo sempre mostra que nossas conquistas vem com perseverança.

    ResponderExcluir
  36. Texto idiota e sem nexo. Tudo que acontece até mesmo quando é ruim nos ensina algo bom, retirar algo bom de tudo é o caminho de uma vida feliz e positiva. Esperar sempre o mal tras o mal.

    ResponderExcluir