Rebelar-se é viver o presente

A mera existência não é a vida. E as pessoas estão apenas existindo, vegetando, sobrevivendo de uma forma ou de outra.

Para a sobrevivência, pão com manteiga e abrigo são suficientes, mas não haverá grandeza, esplendor. Seu céu interior permanecerá totalmente escuro. Não haverá estrelas, não haverá uma noite de lua cheia.

É preciso rebelar-se, rebelar-se contra toda besteira que está sendo ensinada de fora pelas universidades, pelas igrejas, pelos sacerdotes, pelos políticos. É preciso rebelar-se contra tudo. É uma conspiração bastante antiga, com raízes muito profundas.

Rebelar-se significa abandonar todo o passado e viver no presente, sem tradição alguma, sem lembrança alguma, sem conhecimento algum, viver como uma criança, como se você fosse o primeiro homem...

Abandone o passado como se ele nunca tivesse existido, recomece sempre do bê-a-bá, do zero. Assim você terá uma vida linda, uma vida aventurosa, terá uma qualidade extática em sua vida.

Osho, em "Meditações Para o Dia"
Imagem por `michelleBlack

7 comentários

  1. O recomeçar do zero, sempre será um novo renascimento, assim como a Fênix, renasce das cinzas, renascemos para um novo vôo, libertos do passado, sobrevoando todas as possibilidades do presente, momento a momento, no Agora!

    ResponderExcluir
  2. Acredito que sim. Recomeçar sempre do zero como se o passado não tivesse existido. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. «Rebelar-se significa abandonar todo o passado e viver no presente»

    É o ensinamento mais positivo que conheço. Ter a vida em ordem (cuidar de nós mesmos)e deixarmo-nos ir na jangada da vida, sem prejudicar nada, nem ninguém.

    É sempre bom escutar Osho.

    ResponderExcluir
  4. Faço isso, "OSHO", a todo o momento!Existe só o meu Presente no qual se esconde um passado, à procura de um FUTURO...
    Abraço de lusibero.

    ResponderExcluir
  5. “Amigo é coisa pra se guardar...” Como diz o poeta. Nobre amigo Osho aqui de volta ao seu belo espaço para agradecer de coração sua gentileza em nos honrar com a sua visita e valoroso comentário. Saiba que muito nos fortalece, sua presença é sempre agradável e especial. Obrigado mesmo.... Apareça sempre lá! Confesso que admiro bastante o seu trabalho, parabéns pelo tema publicado “Rebelar-se...”, ótimo texto, grandiosa reflexão, maravilhoso ensinamento, precioso e interessante. "O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis". Fernando Pessoa. Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Felicidades. Desejo uma semana repleta de realizações e de muito sucesso extensivo aos familiares, muita paz, saúde, brilhe sempre, bênçãos, proteção e alegria. Que a luz divina oriente e ilumine o nosso caminhar... Um abraço fraterno.
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir
  6. A mera existência é o caminho escolhido por quem evita entrar em contato com a própria essência, criando barreiras para esconder temores e inseguranças. Por isso fazem do umbigo a maior das prioridades, trilhando um caminho frívolo que, ao final das contas, leva o planeta à situação insustentável em que se encontra. Rebelar-se, viver o presente,é dar um colorido especial ao dia, às relações, à vida. De dentro para fora e não o contrário. Belo post!

    ResponderExcluir
  7. Me sinto perdida e com uma vontade enormne de me rebelar, mas ainda me falta forças...Bjos

    ResponderExcluir