Se há ciúme, não há amor

O ciúme é uma parte secundária do sexo. Sempre que você tem um desejo sexual em sua mente, uma manifestação sexual em seu ser, ou se sente sexualmente atraído por alguém, o ciúme entra em cena porque você não está amando. Se você ama, o ciúme não aparece.

Tente entender a coisa toda. Sempre que você está ligado sexualmente, fica com medo, pois, na verdade, o sexo não é um relacionamento, e, sim, uma exploração, uma utilização.

Se você está apegado a uma mulher ou a um homem sexualmente, fica sempre com medo de que essa pessoa possa ir embora com outra. Não há um relacionamento real. É apenas uma exploração mútua. Vocês estão explorando um ao outro, mas não amam, e vocês sabem disso, por isso têm medo.

Esse medo torna-se ciúme, e você começa a não permitir certas coisas. Começa a vigiar. Toma todas as medidas de segurança para que o homem não possa olhar para outra mulher. Só o olhar já é um sinal de perigo. O homem não deve falar com outra mulher, pois falar... E você sente medo de que ele possa ir embora.

Então, você fecha todos os caminhos, todas as possibilidades de o homem ir com outra mulher, ou de a mulher ir com outro homem. Você fecha todos os caminhos, todas as portas. Mas aí surge um problema. Quando todas as portas são fechadas, o homem torna-se morto, a mulher torna-se morta, ambos tornam- se prisioneiros, escravos, e não se pode amar algo morto. Você não pode amar alguém que não é livre, pois o amor só é belo quando é dado livremente, voluntariamente, quando não é tomado, pedido, forçado.

Osho, em "Roots and Wings"
Gentilmente cedido pelo blog Encontros de Almas
Imagem por alles-schlumpf

20 comentários

  1. quem é, realmente, o autor desse blog?


    responda please.
    abs,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  2. Eu acho o seguinte. Sobre esta situação ambos homem e mulher tem de estar cientes da situação. Tem de haver uma fidelidade dos dois para reconhecerem o ciúme, para que um entenda o outro e ambos consigam resolver isto, da qual eu não considero um problema.

    Mais se as situações estão claras e definidas, um vai saber que o outro sabe e vão se respeitar, até que essa situação de desconforto faça valer uma situação de confiança.

    ResponderExcluir
  3. Oi Papagaio: essa informação aparece sempre lá no rodapé do blog.

    Léo e Victor: Muito obrigado pelos excelentes comentários.

    Abração.

    ResponderExcluir
  4. pois é, atire a primeira pedra quem não se enganou com esse tipo "amor".Mas o amor verdadeiro você sente no ar,no olhar,não tem medo sabe que ama e sabe que esta sendo amada{o}é inexplicável,

    ResponderExcluir
  5. Olá Amado Colega,

    Gostei tanto deste texto de Osho resolvi publicá-lo em meu blog com devida referência.
    Espero que não se incomode.
    Fique bem na paz do Eu.

    Camila
    Acayrã do Deserto

    ResponderExcluir
  6. Grande Camila, a primeira a citar o Palavras de Osho! Claro que pode! Você é sempre especial aqui!

    ResponderExcluir
  7. e el nem pede algo em troca,o amor é a coisa mais altruísta que existe.

    ResponderExcluir
  8. Esse texto dá a entender que só temos ciumes de alguém com quem fazemos sexo. Ter ciumes é imaginar alguém com quem você passou bons momentos, tendo esses mesmos bons momentos com outra pessoa. Se não por que sentiriamos ciumes por exemplo de algum parente?

    ResponderExcluir
  9. Acredito que o ciúme é sinônimo de egoísmo, insegurança como diz o excelente texto acima, parabéns pelo belo blog, tbm gostaria de publicá-lo no meu que está se iniciando...

    Abs,
    Meg

    ResponderExcluir
  10. Juliana Takaoka21/07/11 14:59

    Adorei esse blog e principalmente o texto sobre ciúme.Nos faz ver claramente que o amor é um sentimento sublime e que não deve jamais ser baseado no ciúme.Peço permissão para publicar na minha página do FB a última parte do texto,claro com a devida citação do autor e do blog.Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Claro, Juliana - pode republicar à vontade.

    Eu é que agradeço.

    Grande abraço.

    Murilo - editor do blog.

    ResponderExcluir
  12. As pessoas sentem ciume porque amam e não o contrário, este Osho só pode ser um louco

    ResponderExcluir
  13. as pessoas que sente ciume não é pq amam e pq são doente
    não sabe oque é o amor quem ama não sufoca o seu parceiro com ciumes ....Osho.... obrigado adorei

    ResponderExcluir
  14. é uma bela desculpa para a promiscuidade...como tudo do osho...

    ResponderExcluir
  15. Sempre tem algum frustrado que vem ler os texto do Osho e quer provar que sua ótica do mundo ta certa pra se sentir melhor.
    Se não gosta do Osho, não perca tempo lendo.

    ResponderExcluir
  16. Na bíblia diz , Deus é ciumento...

    ResponderExcluir
  17. Ta certo...então ninguém aqui eh ciumento. ...ou então ninguém aqui ama de verdade.

    ResponderExcluir
  18. Ninguém ama de verdade está mais próximo da realidade.

    ResponderExcluir